É provável que já tenhas visto estas letras algumas vezes.
Mas sabes o que é?
O SLS está presente em produtos de higiene como as pastas de dentes, champô, gel de banho, esfoliantes, removedores de maquilhagem, tintas para o cabelo, entre outros.
Trata-se de uma substância química cujo objetivo é criar espuma.
Qual o problema deste surfactante* para o ambiente?
- Uma vez que está presente na maior parte de produtos de cosmética e limpeza, causa sérios problemas de poluição. São responsáveis pela espuma que se forma nos rios, afetam as propriedades dos solos e podem permanecer no ambiente durante um longo período de tempo.
E o impacto na nossa saúde?
- Existem estudos controversos em relação ao SLS mas do que temos a certeza é que tudo que é consumido em demasia tem um efeito negativo no nosso corpo.
- Os estudos referem que, dependendo da concentração, pode causar reações alérgicas nos olhos e na pele.
- Também é capaz de modificar o funcionamento de proteínas e passar pelas membranas enzimáticas, provocando efeitos tóxicos em animais e em humanos. Ver estudo
- No que diz respeito às pastas de dentes, interfere também com o funcionamento das papilas gustativas e pode causar o aparecimento frequente de aftas.
Muitas pessoas sofrem de doenças no couro cabeludo, gengivas sensíveis e até mesmo problemas de pele e a verdade é que pode ser uma reação alérgica aos produtos utilizados, bastando utilizar produtos naturais para se notar uma melhoria.
É bem melhor saberes que estas a escovar os dentes com uma pasta de dentes feita à base de produtos alimentares não é?
Cuida de ti, da tua saúde e do ambiente com escolhas conscientes.
*surfactante ou tensoativo é uma substância utilizada para limpeza em geral, pois consegue “envolver” a sujeira e retirá-la junto com a água, através de um processo chamado emulsificação.